A cerimónia de inauguração decorreu na aldeia de Pala, na presença do ministro das Infra-estruturas timorense, Pedro Lay, e do secretário de Estado da Electricidade, Água e Urbanização, Januário Pereira.
O projecto serve cerca de 5.000 dos 9.000 habitantes da Ilha de Ataúro, uma das zonas mais pobres de Timor-Leste, a cerca de duas horas de barco a norte de Díli e onde a rede viária é quase inexistente.
Desde a captação da Ribeira de Berau, na parte sul de Ataúro, à aldeia de Akrema, na ponta norte da ilha, a obra incluiu a montagem de 30 quilómetros de conduta principal e a construção de três reservatórios na Vila, Beloi e Dota.
O projecto hoje inaugurado inclui cinco novas redes locais de distribuição, reabilitação de duas redes locais já existentes e a instalação de 32 fontanários públicos.
Ao longo da execução do sistema, a ADP Timor-Leste dinamizou campanhas de socialização da população e a formação de técnicos locais, afirmou à Agência Lusa o responsável do projecto, Ricardo Costa Pereira.
As Águas de Portugal estão em Timor-Leste desde o ano 2000. Em 2003 foi criada a ADP Timor-Leste, cujo primeiro projecto foi a reabilitação do sistema de abastecimento de água de Baucau, a segunda cidade do país.
A ADP Timor-Leste é uma das empresas fundadoras da Câmara de Comércio e Indústria Timor-Leste Portugal, criada em Agosto de 2003.
PRM.
Lusa/fim:1 de Setembro de 2007, 12:54
Sem comentários:
Enviar um comentário