Embaixador em Portugal pede a jovens para pensarem mais nos timorenses
O embaixador de Timor-Leste em Portugal, Manuel Abrantes, apelou hoje aos jovens portugueses para que "pensem mais" nos timorenses nas actividades em prol do desenvolvimento da Europa.
Manuel Abrantes falava em Nisa (Portalegre) durante as comemorações locais do dia da solidariedade para com o povo de Timor-Leste, onde se mostrou emocionado com a iniciativa promovida pela Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Nisa (ETAPRONI).
"Esta iniciativa é mais uma prova como a juventude portuguesa não só poderá pensar na Europa, mas também no povo timorense e, em particular, nos seus jovens", declarou.
A visita de Manuel Abrantes ao Alentejo teve ainda como objectivo observar como está a decorrer a campanha de recolha de donativos e de material escolar para a construção de duas escolas e de uma biblioteca em Timor-Leste, promovida pela ETAPRONI.
Pedro Cordeiro, coordenador do projecto, denominado "Escola Solidária", adiantou que a ETAPRONI assumiu esta iniciativa como "uma prioridade do curso de Animação Sócio-Cultural e Desporto do triénio 2005-2008".
O responsável afirmou-se surpreendido com o "sucesso obtido até ao momento com a recolha de donativos e o empenhamento dos alunos nesta missão".
"Os alunos estão muito empenhados e a recolha de donativos e de material escolar está a superar todas as expectativas", garantiu.
A elevada taxa de analfabetismo e iliteracia em Timor-Leste, a que se soma uma reduzida divulgação e promoção da cultura e língua portuguesa, aliada à escassez de material escolar, levou a escola alentejana a avançar com este projecto.
Para concretizar a iniciativa, foram estabelecidos contactos com a Embaixada de Timor-Leste em Portugal, com empresas, organizações não governamentais e ainda com a Associação de apoio à Diocese de Baucau.
A campanha, que conta com o apoio do município de Nisa, decorre até Março de 2008.
Fonte: NL,5-Dec-2007 - 18:37
Sem comentários:
Enviar um comentário