
A morte de soeharto provoca uma discussão alargada até pró e contras em vários lados inclusive Timor, Portugal, Australia e Inodnésia. Embora a comunidade internacional no geral meteu-se em silêncio, porquê? Uns dizem que Soeharto era um ditador, corruptor e assissínio, etc. Outros defendem que Soeharto era um homem que libertou a Indonésia e actor de desenvolvimento no Sudoeste Asático e não era ditador...etc; (Lopez da Cruz cit in lusa, 29.01.2008). Do lado timorense, em termos legais existem registos reconhecidos internacionalmente (esta poderia ser o significado do silêncio da comunidade Internacional) sobre a actuação do regime de Soeharto em Timor. Mais vale ler o documento "
CHEGA" e as suas recomendações para perceber o que o regime foi feito e o que deveria ser feita pós Soeharto, do que reagir cegamente às declarações mais diplomáticas, políticas, humanitárias e emocionais feitas no último adeus à Soeharto.
O motivo da presença do PM Xanana, BrigJen Taur Matan Ruak e MJ Lúcia Lobato no funeral de Soeharto não poderia ser outra se não para dizer que a relação entre Timor e Indonésia continua existir para além do Soeharto. Tudo o que tem a ver com justiça é com justiça. O resto é para continuar... [
Ler mais]
Coimbra, 20.01.2008
Sem comentários:
Enviar um comentário