| ECO-TIMOR | Diaspora | UC UGM | UH | UEU | UE | UN | PNUD | USA | UA | APEC | ASEAN | OPEC | WTC | CPLP | PALOP | INTEC | RDTL
"...Dili - O Presidente Republica Dr. Ramos Horta adverte a Fretilin (Maior Partido da Oposiçao- MPO) a cooperar com o Estado e o Governo para o longo prazo no 35º anivversario festa ASDT/Fretilin. O PM Xanana Gusmao pediu desculpa publica relacionado com o accidente "baindeira nacional caiu" na cerimonia VII aniv. restauraçao Independencia no dia 20 de Maio em Dili e está de visita a Angola. Fretilin diz que a Marcha da Paz será realizada quando termina a reestruturacao do partido chega ao fim. O PUN - Partido Unidade Nacional da Fernanda Borges, deputada e presidente da Comissão A no Parlamento Nacional considera que só a Igreja Católica garante a paz genuina e justiça social em Timor Leste. ASDT/Xavier do Amaral discorda a proposta de eleicao antecipada porque "o povo quer Xanana Gusmao conduza o país até 2012". Bispo de Dili Dom Alberto Ricardo apela a minimizaçao da divergencia pessoais para consolidar a uniao da liderança polítca em torno dos projectos do desenvolvimento nacional. Esthon L. Foenay, vice governador da NTT apela no dia 20 de Maio de 2009 a possibilidade de "renovaçao da reconciliacao" entre timorenses com as ex-IDP residentes em Atambua/Kupang!
ASSINALADOS - O VII ANIVERSARIO, OS MARTIRES DA PATRIA E LEMOS PIRES

Coimbra - Reunidos em Coimbra no dia 23 de MAio de 2009 S.E. Dr. Antonito de Araújo, encaregado de Negocios da RDTL em Lisboa; Representantes PALOP´s; Estudantes Timorenses Zona Norte, Comunidade e amigos de Timor Leste residentes em Coimbra assinalaram o VII Aniversário, os mártires da Patria e o último governador de Timor General Mario Lemos Pires num minuto de silencio que inicia a cerimonia da investidura da VI direcçao da ATC no Centro Cultural Dom Dinis da Universidade de Coimbra...

quarta-feira, outubro 29, 2008

Igreja e Fretilin em guerra de palavras sobre Marcha da Paz

Dom Basilio, Bispo da Diocese de Baucau critcou Fretilin sobre Marcha da Paz

Dili - Numa declaração recente a Timor post (29/10), o Bispo de Baucau apelou a todos os palíticos, principalmente, a Fretilin para não ensinar demasiado o povo acerca da Paz através da "Marcha da Paz" a realizar em breve. Em resposta, o deputado e Vice-Presidente da Fretilin Arsenio Paixao Bano ao Timor post (30/10) chamou a atenção a Igreja (como fizeram em 2005, mandaram Igreja ficar calada) que pare de falar da política e não deve envolver-se na política prática criticando a Fretilin. O mesmo deputado ao STL (30/10) solicitou o Estado para demitir o actual Procurador Geral da República porque Longuinhos Monteiro era incapaz resolver os casos de corrupção no país.

Governo agradece Madres pelo trabalho feito aos IDP´s em Balide, Dili

Dili - Mais um centro de IDP´s em Dili encerrada depois de dois anos e meio. Muitas histórias a contar pela positiva e negativa. No passado dia 28 de Outubro de 2008, organizou-se uma cerimónia religiosa na casa das Irmâs que tomaram conta dos refugiados internos nos últimos dois anos em Balide, Dili. A cerimonia contou com a presença do pé. Venancio, SJ (celebrante), autoridades nacionais e internacionais que trabalham em prol do regresso dos refugiados desde a crise de 2006. Na missa, Pé. Venancio sublinou a importancia da "revoluçao da consciência" dos cidadãos vítimas da crise para começar uma nova vida na comunidade enraizada na Paz e Unidade segundo os 10 mandamentos. "Amar Deus e os outros como a si própria". Se transformarmos esta mensagem para a prática no nosso dia-a-dia, a grave crise como 2006 nunca irá voltar a acontecer".

Por sua vez, o Governo através do Vice-Primeiro Ministro Dr. José Luís Guterres no seu discurso, agradeceu todos os componentes presentes, principalmente as irmâs Canossianas de Balide, pela pasciência e dedicação ajudar a comunidade que se refugiou nesta comunidade durante dois anos e meio. Numa mensagem curta, apelou aos IDP´s que agoram regressam a casa devem repensar as boas práticas dos nossos ante-passados na resolução dos problemas locais e familiares que se baseava na cultura de "perdão, reconciliação entre maun alin, feton ho naan" e a existencia das IDP´s foi resultado da crise de 2006. Aprendemos muito com esta crise, quaisquer problemas devemos sentar-nos, dialogamos e chegariamos a solução que todos nós pretendemos. É essa a cultura de Lorosae até Loromonu e Tasi Feto até Tasi Mane. Somos uma familia. Somos irmãos. Os nossos problemas exigem os nossos próprios esforços para soluções, concluiu.

Em dois anos e meio nasceram 50 crianças nas IDP´s de Balide. Alguns têm dois anos de idade. Outros com um ano, seis meses e a mais nova tem apenas 1 mês de idade. Todos nasceram e criadas naquele espaço. Cada um deles sente o que é frio, luz, escudirão, calor e chuva desde que nasceram. Elasnasceram como uma outra qualquer criança mas têm uma história diferente "nasceram debaixo das tendas". Uma das testemunhas das IDP´s, Lucia Maris levantou-se falou em nome dos refugiados, agradecendo as irmãs que lhes deram apoio durante estes dois anos e meio. As irmãs perceberam as nossa dificuldades e estiveram sempre disponíveis nos momentos mais dificeis que atravessamos como por exemplo: enfrentar a fome, doenças, chuva, frio, até alguns faleceram naquele centro. As irmãs ajudaram-nos ultrapassar algumas destas situações complicadas. Não temos nada para recompensar mas temos apenas uma palavra a dizer "muito obrigado". A irmao Guilhermina concluiu o encontro, desejando boa sorte para a nova vida lá fora. Agradeceu a Deus pelo sucesso que tiveram e apelou as autoridades para que promovam paz douradora no sei da comunidade civil.

Fonte: FH, 28/10/2008

Sem comentários: