Díli - A viatura do primeiro-ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, foi hoje (29/1) atacada com uma fisga junto ao Palácio do Governo. O ataque, sem consequências para Xanana Gusmão, foi confirmado à Agência Lusa e citado no jornal expresso por testemunhas oculares e pelo gabinete do primeiro-ministro que "o tacante tinha uma intenção mas ninguém sabe qual".
O Director para a Integração Regional, Roberto de Oliveira Soares, o governo tem agendado a cerimónia de inaguração da Sede da ASEAN em Timor Leste para breve que terá lugar no Memorial Hall, Dili. Em simultanea, o Ministro da Infra-estrutura, Pedro Lay declarou ao Timor Post (29/1) que o seu ministerio recebeu de doadores um montante de 37 milhoes de dollares para ajudar resolver os problemas da infra-estrutura que o país tem enfrentado.
O Director interino da JSMP (Judicial System and Monitoring Program), Casimiro dos Santos soliciou ao governo a tradução de todas as leis produzidas para Tétum e ficam assim acessíveis para toda a população. Casimiro alertou também que segundo o relatorio da JSMP, o processo legal tem demonstrado lentidão no ano que passou (2008) devido a escasses a nível de recursos humanos. Na mesma altura, o Conselho de Magistrados chegou a consenso de não renovar o contrato do juíz português, Ivo Rosa Baptista contratado para prestar serviço nos Tribunais de Dili.
O World Vision (ONG) e Grupo de Jovens para a Paz realizam formação sobre a transformação de conflito em Paz. O Coordenador do Projecto, convida jovens e toda a comunidade para participar no desenvolvimento nacional, renunciando a violencia e a aparencia de comportamentos lesivos que o país tem vivido nos últimos anos.
Franquelino Freitas, analista politica e militar timorense falou a STL (29/1) que a proposta do governo em colocar as F-FDTL na zona fronteira entre Timor Leste e Timor Ocidental é positiva no sentido de reforçar os laços existentes entre as F-FDTL e TNI (Indonesia). Esta medida, nao constitui uma ameaça para a nossa viginancha mas sim, Timor Leste como uma nação democrática deve manter a sua segurança.
Fonte: RTTL; STL, Timor Post (29.1.2009)
Sem comentários:
Enviar um comentário