FH (Fórum Haksesuk) – O Vice-primeiro-ministro da República Democrática de Timor Leste (RDTL) e líder da Fretilin Mudança José Luís Guterres deslocou-se a Argélia entre os dias 26 e 28 de Fevereiro de 2009 para participar da comemoração da independência da República Democrática Árabe saharawi (RASD), na qual, se encontrou com o Primeiro-ministro RASD, Abdel Kader.
Nesta ocasião, o VPM José Luís Guterres, reafirmou a solidariedade e a fraternidade da República Democrática de Timor Leste (RDTL) com o povo Sahara Ocidental na luta pela independência. Timor Leste e Sahara Ocidental tinham na história, um ideal comum, a luta pela auto-determinação.
Por seu lado, o PM Abdel Kader agradeceu o gesto solidário e a reacção do Governo e Estado Timorense ao convite da autoridade saharawi para estar presente no dia da proclamação da independência da RASD. O governo da RASD solicitou ao estado timorense que continue apoiar a causa de Sahara Ocidental no campo diplomático, principalmente na Ásia Pacifica que Timor Leste pertence.
No programa oficial da comemoração da independência da RASD no campo refugiado, Wilaya Aiun, Tinduf, Argélia, o VPM José Luís Guterres foi solicitado para dirigir uma mensagem ao povo saharawi. LUGU relembrou a idêntica luta de Timor Leste e da Sahara no campo diplomático com o mesmo ideal. Ninguém acreditava que Timor Leste viria a ser um país independente. Tudo foi conseguido com o pragmatismo e com a constante luta contra o pessimismo que tornou Timor Leste um país independente. Esta pequena referência poderia fazer-nos acreditar que mais cedo ou mais tarde Sahara Ocidental possa vir a ser um país independente, disse.
No discurso oficial do Primeiro-ministro, Abdel Kader “agradece a mensagem do VPM José Luís Guterres pela palavra de motivação deixado ao povo saharawi para lutar contra o pessimismo”, advertiu Kader.
No final da tarde, o VPM José Luís Guterres, realizou uma visita ao Centro de Direitos Humanos e ao Museu de Armamentos (armas que o Exercito Popular Saharawi conquistou das Forças Marroquinas no combate).
O PM Abdel Kader ofereceu um jantar a delegação Timor Leste. FH/fim!
1 comentário:
http://www.campeaoprovincias.com/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=5509&Itemid=1
Enviar um comentário