Dili - O Presidente da República Dr. José Ramos Horta acredita que a liderança do Maior Partido na Oposiçao (MPO) a Fretilin tem capacidade para colaborar com a liderança da Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP) no processo de viabilizaçao da Paz , Segurança e Estabilidade no país. Esta declaraçao foi feita através da RTTL, ediçao de hoje (25/3) que na qual o chefe de estado apelou também aos Estados Unidos para melhorar a sua política doméstica para que isto possa melhorar tanto a política interna como a externa. E a par da crise global, Horta considera que sem soluções imediatas, esta crise financeira global pode provocar milhões de novos pobres no mundo inteiro.
Mari Alkatiri faz zig zag do Great Sunrise Pipeline
Dili - É inacreditável mas esta é a realidade. No ínicio do mês de Novembro de 2008 Marí Alkatiri apareceu no destaque dos jornais locais que ia abandonar Fretilin para ocupar um cargo no Governo AMP na matéria de Petróleo. Na altura já se ouvia falar de outra sigla da AMP - Alkatiri Muda Partido dentro da própria Fretilin. Nesta encruzilhada, Marí Alkatiri ainda defendeu que se for nomeado para a Pasta do Petroleo traria a canalizaçao para Darwin, Australia até disse "dada kanu la hanesan ho dada kadoras" contrariando assim a posiçao da AMP que diz "a canalizaçao do Great Sunrise" para Timor Leste com base nos novos estudos não é uma missão impossível. Recentemente, um comentarista publicou um artigo de opiniao no Forum Haksesuk, teceu criticas a Fretilin por ter defendido uma posiçao só sem recorrer a alternativas para dizer se há ou nâo há viabilidade no projecto que a AMP quer trazer para Timor Leste. Agora já vimos outra posiçao inventada num camunicado de imprensa divulgado no dia 24/3/09 que a Fretilin já defende a canalizaçao do Great Sunrise para Timor. Esta é a política da oposicao ou o oportunismo político situacional?
Dili - O Primeiro Ministro, Ministro da Defesa e de Segurança Xanana Gusmao defendeu no Jornal Timor Post, ediçao de hoje (25/3) que o seu governo está a desenvolver esforços para fazer a reforma necessária no sector de segurança, inclusive a organizaçao de um workshop no próximo mês de Maio para debater profundamente o decreto-lei a respeito desta reforma.
O projecto - One Village, One Program
Dili - Um grupo de timorenses representado por membros de ONG´s, o Departamento da Agricultura, Comercio e Industria participa num estudo comparativo na Tailhandia sobre o projecto "one village, one program". Um plano que prossa ajudar no desenvolvimento rural que este governo pretende arrancar com OGE-2009 em todo o território de Timor Leste (RTTL, 25/3).
Equipa Forense localiza poços do massacre "12 No.´91" em Hera
Dili - Uma equipa constituída por Especialistas Forenses da Australia e Argentina começa localizar poços e ossos das vístimas do massacre de Santa Cruz, perpetrado pelos militares indonésios no dia 12 de Novembro de 1991 em Hera, Parte leste da capital timorense.
Dr. Manuel Tilamn recusa ser nomeado Presidente Tribunal de Recursos
Dili - Na ausência do Dr. Claudio Ximenes por motivos de doença e do Ivo Rosa, Juíz demissionário, o Presidente da República está a desenvolver contactos para a possível nomeação de um novo Presidente do Tribunal de Recursos. Manuel Tilman, Presidente da Aliança Democrática e aliado da Maior Partido na Oposiçao (MPO) rejeita a hipótese ocupar o cargo caso venha ser convidado pelo Presidente da República. Declarou Tilman ao Timor Post (24/3). Para além desta, o Presidente da República já fez uma nomeaçao polémica para a Procuradoria Geral da República, a Ana Pessoa Pinto, da formaçao fretiliniana. Uma posiçao que os especialistas do Forum Haksesuk considera "duvidosa e parcial" no sentido de fazer reforma no sector.
Dili - Ana Pessoa Pinto indigitada nova Procuradora Geral da República de Timor Leste para os próximos quatro anos e diz que "...a Fretilin não ganha procuradores. A Fretilin tem de ganhar a noção clara de que a justiça tem de estar bem longe da política e que a política e a justiça não se dão bem", sublinhou Ana Pessoa. "como diz o ditado, à mulher de César não basta ser honesta, é preciso parecer honesta", acrescentou a ex-deputada..."
Fonte: STL, TP, RTTL , FH , DN (24 e 25/3)
Sem comentários:
Enviar um comentário