| ECO-TIMOR | Diaspora | UC UGM | UH | UEU | UE | UN | PNUD | USA | UA | APEC | ASEAN | OPEC | WTC | CPLP | PALOP | INTEC | RDTL
"...Dili - O Presidente Republica Dr. Ramos Horta adverte a Fretilin (Maior Partido da Oposiçao- MPO) a cooperar com o Estado e o Governo para o longo prazo no 35º anivversario festa ASDT/Fretilin. O PM Xanana Gusmao pediu desculpa publica relacionado com o accidente "baindeira nacional caiu" na cerimonia VII aniv. restauraçao Independencia no dia 20 de Maio em Dili e está de visita a Angola. Fretilin diz que a Marcha da Paz será realizada quando termina a reestruturacao do partido chega ao fim. O PUN - Partido Unidade Nacional da Fernanda Borges, deputada e presidente da Comissão A no Parlamento Nacional considera que só a Igreja Católica garante a paz genuina e justiça social em Timor Leste. ASDT/Xavier do Amaral discorda a proposta de eleicao antecipada porque "o povo quer Xanana Gusmao conduza o país até 2012". Bispo de Dili Dom Alberto Ricardo apela a minimizaçao da divergencia pessoais para consolidar a uniao da liderança polítca em torno dos projectos do desenvolvimento nacional. Esthon L. Foenay, vice governador da NTT apela no dia 20 de Maio de 2009 a possibilidade de "renovaçao da reconciliacao" entre timorenses com as ex-IDP residentes em Atambua/Kupang!
ASSINALADOS - O VII ANIVERSARIO, OS MARTIRES DA PATRIA E LEMOS PIRES

Coimbra - Reunidos em Coimbra no dia 23 de MAio de 2009 S.E. Dr. Antonito de Araújo, encaregado de Negocios da RDTL em Lisboa; Representantes PALOP´s; Estudantes Timorenses Zona Norte, Comunidade e amigos de Timor Leste residentes em Coimbra assinalaram o VII Aniversário, os mártires da Patria e o último governador de Timor General Mario Lemos Pires num minuto de silencio que inicia a cerimonia da investidura da VI direcçao da ATC no Centro Cultural Dom Dinis da Universidade de Coimbra...

terça-feira, abril 14, 2009

Arcângelo Leite confirma eleiçoes autarquicas em Dezembro

Lisboa - (lusa, 27/3/09) assinado hoje o memorando de cooperaçao entre Timor Leste e Portugal na matéria de criaçao de 4 municipios - DILI - OECUSSI - BAUCAU E BOBONARO que dará início ao processo de descentralizaçao e desenvolvimento local nos treze distritos que se encontram em transiçao desde 2002.

O Governo timorense prevê a criação, em breve, de quatro municípios no país, nos quais decorrerão eleições em Dezembro, processo que conta com o apoio de Portugal, previsto no memorando de cooperação hoje assinado, em Lisboa, no Ministério da Administração Interna.

Segundo disse à Agência Lusa, no final da cerimónia, o ministro da Administração Estatal e Ordenamento do Território de Timor-Leste, Arcângelo Leite, o Governo timorense já aprovou as três propostas de lei relativas a Divisão Administrativa do Território, Governos Locais e Eleições Municipais, entretanto enviadas ao parlamento para aprovação.

"Logo que o parlamento aprove a legislação avançaremos, numa primeira etapa, com a criação de quatro municípios - Dili, Oucussi, Baucau e Bobonaro- nos quais teremos eleições em Dezembro", declarou o governante.

Arcângelo Leite destacou que Timor-Leste tem um sistema centralizado na Administração Pública e que a descentralização a iniciar com a criação dos quatro municípios, está prevista na Constituição e reforçará a participação da comunidade local no desenvolvimento do país e o desenvolvimento local.

Numa fase posterior, a ideia do governo timorense é transformar em municípios os restantes nove distritos existentes no país, todos dotados de autarcas eleitos directamente pelas comunidades locais.

No Memorando de Cooperação no âmbito da Administração local e do Processo Eleitoral, assinado por Arcângelo Leite e pelos secretários de Estado Adjuntos da Administração Local e da Administração Interna, Eduardo Cabrita e José Magalhães, este último ausente da cerimónia por "problemas de agenda", Portugal compromete-se a ajudar Timor-Leste a "resolver as carências técnicas e ao nível da formação dos recursos humanos".

A cooperação no âmbito da administração local abrange as áreas de assessoria técnico-jurídica, assessoria para a formação e recursos humanos e formação profissional, refere-se no memorando.

Para o secretário de Estado adjunto da Administração Local, Eduardo Cabrita, Portugal tem uma experiência de mais de 30 anos de poder local democrático pelo que será frutuosa a cooperação com Timor-Leste neste sector.

Eduardo Cabrita adiantou à Lusa que uma das iniciativas previstas é a realização de um grande seminário para transmitir aos timorenses a experiência portuguesa em matéria de administração local e eleições municipais.

Sem comentários: