| ECO-TIMOR | Diaspora | UC UGM | UH | UEU | UE | UN | PNUD | USA | UA | APEC | ASEAN | OPEC | WTC | CPLP | PALOP | INTEC | RDTL
"...Dili - O Presidente Republica Dr. Ramos Horta adverte a Fretilin (Maior Partido da Oposiçao- MPO) a cooperar com o Estado e o Governo para o longo prazo no 35º anivversario festa ASDT/Fretilin. O PM Xanana Gusmao pediu desculpa publica relacionado com o accidente "baindeira nacional caiu" na cerimonia VII aniv. restauraçao Independencia no dia 20 de Maio em Dili e está de visita a Angola. Fretilin diz que a Marcha da Paz será realizada quando termina a reestruturacao do partido chega ao fim. O PUN - Partido Unidade Nacional da Fernanda Borges, deputada e presidente da Comissão A no Parlamento Nacional considera que só a Igreja Católica garante a paz genuina e justiça social em Timor Leste. ASDT/Xavier do Amaral discorda a proposta de eleicao antecipada porque "o povo quer Xanana Gusmao conduza o país até 2012". Bispo de Dili Dom Alberto Ricardo apela a minimizaçao da divergencia pessoais para consolidar a uniao da liderança polítca em torno dos projectos do desenvolvimento nacional. Esthon L. Foenay, vice governador da NTT apela no dia 20 de Maio de 2009 a possibilidade de "renovaçao da reconciliacao" entre timorenses com as ex-IDP residentes em Atambua/Kupang!
ASSINALADOS - O VII ANIVERSARIO, OS MARTIRES DA PATRIA E LEMOS PIRES

Coimbra - Reunidos em Coimbra no dia 23 de MAio de 2009 S.E. Dr. Antonito de Araújo, encaregado de Negocios da RDTL em Lisboa; Representantes PALOP´s; Estudantes Timorenses Zona Norte, Comunidade e amigos de Timor Leste residentes em Coimbra assinalaram o VII Aniversário, os mártires da Patria e o último governador de Timor General Mario Lemos Pires num minuto de silencio que inicia a cerimonia da investidura da VI direcçao da ATC no Centro Cultural Dom Dinis da Universidade de Coimbra...

quarta-feira, outubro 31, 2007

HORTA VISITA LISBOA E ORADOR EM ESPANHA

O chefe de Estado timorense, deverá ter nos nos dias 15 e 16 de Novembro reuniões tanto com Cavaco Silva como com José Socrates e Luís Amado.O tema prioritário da visita oficial que o Presidente José Ramos-Horta efectua a Portugal a partir de 14 de Novembro é, do ponto de vista de Díli, "o desenvolvimento da cooperação para a formação técnica e profissional da polícia de Timor-Leste", declarou ontem ao PÚBLICO uma fonte do seu gabinete. O chefe de Estado abordará "um leque muito largo de assuntos relativos à intensa cooperação que Portugal e Timor-Leste mantêm em diversas áreas", querendo Díli "programas de formação a ser desenvolvidos e aplicados por corpos policiais portugueses, designadamente a GNR", acrescentou aquela fonte, que pediu o anonimato. A área da formação técnica e profissional da polícia assume grande urgência para as autoridades timorenses; e poderá passar pelo lançamento de um novo programa específico de cooperação entre os dois países, que em Agosto definiram um Programa Indicativo de Cooperação para o período até 2010. Por isso, domina a agenda dos encontros que nos dias 15 e 16 o visitante terá com o Presidente, Cavaco Silva, o primeiro-ministro, José Sócrates e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado. O interesse de Timor-Leste e as possibilidades neste âmbito foram mencionadas durante a visita que o secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, há dois meses efectuou a Díli, onde estimou em 60 milhões de euros a ajuda a prestar por Lisboa nos próximos três anos. A reforma e o desenvolvimento do sector da Segurança em Timor-Leste é uma prioridade que tem vindo a ser anunciada por José Ramos-Horta, o qual já constituiu na Presidência da República um grupo especialmente dedicado a esse objectivo. Em coordenação com o presidente do Parlamento Nacional, Fernando "Lasama" de Araújo, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão. A ideia é que os três preparem ao mais alto nível todas as medidas de reforma, antes de as submeterem à consideração dos deputados, de modo a obterem "a maior eficácia possível do processo", disseram ainda ao PÚBLICO no Palácio das Cinzas. As Nações Unidas deverão permanecer em Timor-Leste até 2012, de modo a dar tempo a que se construam corporações sólidas e se afaste de vez o espectro de um Estado falhado. A procura dos corpos policiais portugueses para ajudarem a formar a polícia timorense deve-se, em grande parte, à opinião francamente positiva que dos mesmos tem a opinião pública local.
Para além disso, ao convite do ex-Presidente chileno Ricardo Lagos, que se encontra por dois anos à frente do Clube de Madrid, o chefe de Estado timorense vai ser o orador de honra na conferência anual daquela instituição, dedicada a ajudar os países que se estão a democratizar. A conferência decorre em 19 e 20 de Novembro, seguindo Ramos-Horta para a Espanha no dia 18, depois da visita oficial a Portugal.Do clube fazem parte antigos Presidentes, como Mikhail Gorbatchev, Bill Clinton, Mário Soares e Jorge Sampaio.
Fonte: Publico, 29.10.2007

Sem comentários: