Caminhos diferentes para o mesmo fim - Timor Leste próspero e desenvolvido ....
Coimbra -
Muitas dúvidas foram esclarecidas. O multipartidarismo e a multidisciplinariedade dominaram o debate promovido pela Direcção Geral da associação dos Académicos Timorenses de Coimbra (ATC) no Mini-Auditório da Associação Académica de Coimbra (AAC) datada 10 de Setembro de 2008 que reuniu deputados e estudantes universitários e a comunidade timorense residentes naquela cidade. Na abertura, o Presidente da ATC, Félix de Jesus agradeceu a Comissão Parlamentar responsável pela Agricultura e Pescas Recursos Naturais e Ambiente chefiada pela Dra. Brígida Correia da Bancada CNRT pela disponibilidade em aceitar o convite para participar no debate "AGRICULTURA, AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS, QUÊ FUTURO?".
Correia abordou os temas lançados: Agricultura, Ambiente e Recursos Naturais num ambiente familiar e a mensagem foi transmitida em Tétum durante 20 minutos. O Deputado Adriano do Nascimento, por sua vez, sublinhou que Timor Leste tem uma particularidade "Nasceu Rico - tem petróleo, mármore, gás natural, café e outros recursos" por explorar. Falta-lhe apenas recursos tanto humanos como materiais - leis para responder a questão "quem é quem para fazer o quê", disse. Graças a Deus, o I governo Constitucional tem feito uma lei e é uma boa lei na gestão do petróleo e poderia ser um modelo para outras leis ainda por criar...
Por outro lado, o Deputado da Fretilin Joaquim dos Santos que também foi deputado na I legislatura desafiou os académicos timorenses de Coimbra para ponderar o Turismo como uma riqueza alternativa não só para atrair turistas mas constitui o desenvolvimento económico no país. Turismo é um tema interessante que deve ser abordada nas teses de licenciaturas, maestrados e voces têm condoções para o fazer. E se puderem, apresentarem o vosso projecto ao governo para ajudar desenvolver o país e combater o desemprego, disse.
Pequenas a parte e todas da mesma opinião "esta equipa parlamentar é multipartidária. Temos visões diferentes mas caminhamos para o mesmo fim - Timor Leste próspero. Há que reconhecer, os velhos têm dificuldades em ouvir, ver e responder adequadamente aos problemas do país. Nós, a nova geração, queremos mudar esta mentalidade antiga, promovendo a política de "nâo confrontação"...
A reunião contou com a presença de quase todos os associados, tirando dois que estavam a fazer exame de recurso na mesma hora. Outra novidade foi a presença de dois maestrandos vindos da Universidade do Minho, Braga e outro a fazer doutoramento em Lisboa. O encontro começou as 13h30 e terminou as 16h25 com a fotografia familiar em frente do edifício Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e a comissão partiu de novo para Lisboa numa carinha alugada para o efeito. O regresso para Timor está previsto para o dia 13 de Setembro de 2008, numa altura em que chegou ao aeroporto de Sa Carneiro esta tarde (10/9), 21 militares timorenses das F-FDTL para integrar o treino conjunto a nivel CPLP entre os dias 15 e 25 de Setembro de 2008. O grupo é lidero pelo Major Quintas e se encontra instalada na base de Paraquedistas, Porto Vieira, São Jacinto, Porto.
Sem comentários:
Enviar um comentário