Vicente Maubocy: MARCHA DA PAZ VS MARCHA DA VIOLENCIA??? Dili - Num país normal em termos políticos, qual é o fundamento da MARCHA DA PAZ? Uma análise profunda e concreta sobre a realidade actual do país, falando da resolução da crise político militar de 2006, peticionários e IDP´s, o reconhecimento dos ex-combatentes da guerra e da clandestinidade, subsídios aos idosos e inválidos como casos práticos do actual governo. Com esta fotografia real, Maubocy questiona a "MARCHA DA PAZ" promovida pela ASDT/Fretilin que poderia ser entendido como "MARCHA DE VIOLENCIA" caso haja descontrolo por parte dos organizadores (ver FH 13/9) porque não há motivos para marcha da paz para uma paz em recuperação e consolidação. Em resposta e numa curta mesangem ao diario nacional (12/9), Marí Alkatiri admite pela primeira vez desde que chegou a Timor Leste que não nega o papel de Xanana Gusmão na luta pela libertação. Fretilin está entre tudo ou nada "MARCHA DA PAZ" é para realizar em breve. Marí Alkatiri ameaça militantes da Fretilin com a demissão do cargo de Secretário Geral da Fretilin caso não haja participação ou uma MARCHA Da PAZ transformada em "MARCHA DE VIOLENCIA"....! (DN, 12.9.08)
TIMOR LESTE E PALOPS OCUPAM PIORES LUGARES NO NEGOCIO No estudo "Doing Business" ["Fazer Negócios"] 2009, que avalia a facilidade da actividade empresarial em procedimentos como a abertura de empresas ou pagamento de impostos, a única variação significativa entre os países lusófonos foi registada por Cabo Verde, que perdeu seis posições em relação à anterior listagem, surgindo na 143ª posição entre 181 países.Alterações no enquadramento laboral consideradas prejudiciais às empresas deram o principal contributo para esta descida daquele que era o mais bem posicionado país da África lusófona no ano passado (137º), de acordo com o relatório divulgado quarta-feira nos Estados Unidos (LE, 13.9.08).
Sondagem de opinião dos australianos e indonésios sobre Timor Coimbra - neste artigo como pode ver na tabela (ver liks TI) com informações retiradas dos jornais Sidney Morning Herald e The Age acerca dos resultados de sondagem de opiniao (opinions poll) que o grupo Roy Morgan realizou recentemente na Mellbourne University's Asialink Institute. Na sondagem, os australianos e os indonesios foram questionados sobre a relação entre Timor Leste com os seus gigantes vizinhos (cit in TI, 8.9.08)
Sem comentários:
Enviar um comentário