
Dili - O Presidente do Conselho da Presidência da Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP) que também exerce função do Presidente do Parlamento Nacional Fernando La´sama de Araújo garantiu ontem (13/10) que AMP continua a dar o seu melhor e desenvolve planos e programas para responder a necessidade do povo. O orgâo que dirige, organizou uma discussão alargada entre os partidos coligados durante dois dias para discutir o projecto de "
remodelação do governo" prevista para o início de 2009. O conselho teria feito uma decisão que favorece a nomeação do Presidente do Partido Social Democrata (PSD) o Eng.º Mario Viegas Carrascalão como segundo Vice-Primeiro Ministro de Timor Leste ao lado de José Luís Guterres.
O Eng.º Mario Carrascalão é Engenheiro Silvicutor. Formou-se no Instituto Superior de Agromia em Lisboa. Teve uma experiência vasta na administração pública e conhecedor da realidade Timorense. Foi colocado na ONU e em 1982 o General Benny Moerdani convidou-o para o lugar de Governador de Timor Timur, cargo que ocupou de 18 de Setembro de 1983 a 18 de Setembro de 1992. Mario Carrascalão pratica desporto e foi guarda-redes do Sport Dili e Benfica na década de 50. Como castigo pela posição tomada, de crítica indonésio aquando do massacre de Santa Cruz, foi colocado em Bucareste/Romenia onde durante três anos ocupou o lugar de embaixador. Foi mentor da criação da Universidade Timor Timur (UNTIM). Desenvolveu trabalhos a favor da independência através da política de abertura "KETERBUKAAN" contra o isolamento que o país vivia nos primeiros anos da ocupação indonesia, enviando jovens para estudar nas outras ilhas da Indonésia, nomeadamente, Bali e Java. Nesta política de "KETERBUKAAN" teve como objectivo combater o isolamento da causa de Timor Leste perante a comunidade internacional (massa depan tim tim di mata dunia). Uma oportunidade aproveitada para a divulgação do processo da luta a partir de dentro para fora e de fora para dentro através da presença dos jornalistas internacionais. Em 2000, criou o Partido Social Democrata (PSD) que é presidente
(RTTL/Timor post, 14.10.2008).
Sem comentários:
Enviar um comentário