Defendeu que toda a gente cita frequentemente que a juventude é o futuro da nação e alguns exigem um papel activo da juventude. «Falei com os Administradores para que não apresentem todos os assuntos a Díli. Devem fazer qualquer coisa já, senão teremos de avaliar os seus serviços».
Kay Rala Xanana Gusmão acrescentou que o Parlamento comunicou à juventude que o Governo está a fazer esforços para que isso se torne uma realidade, mas que o Congresso também deve dar a sua atenção a este aspecto. «Não podemos ver os mesmos problemas, mas penso que os jovens podem resolver essa situação. Os jovens nos distritos poderão organizar-se para que nas actividades das organizações possam ter formação em educação cívica, direitos humanos, Constituição e Leis e promover discussões sobre estas e os partidos políticos. Nos distritos realizamos as actividades através de cursos. Sigam o que é indicado no vosso emblema (“o pombo que leva a paz e a tolerância”) e assim os jovens poderão assegurar a base e a raiz de Timor-Leste.»
Referiu que o Governo apoiará a juventude para fazer qualquer coisa que tenha valor, para que os jovens não batam à porta de ninguém a pedir dinheiro.
Os desafios não são só para as instituições do Estado mas para nós próprios, portanto o papel da juventude é estabelecer Timor-Leste. A política do Governo actual dará mais atenção aos jovens.
JNSemanário - Título TLN
Sem comentários:
Enviar um comentário