
Jacarta, 29/04 - O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, ofereceu hoje uma recepção em Jacarta em homenagem ao primeiro-ministro do Timor-Leste,
Xanana Gusmão, que está no país em sua primeira visita oficial.
A viagem do chefe do Executivo timorense, de cinco dias de duração, busca aproximar posturas com o país vizinho, após a série de desencontros que ocorreram depois do atentado frustrado contra Gusmão e o presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, em Fevereiro.
Após a recepção oficial no palácio presidencial de Merdeka, os dois dirigentes reuniram-se em particular para abordar questões bilaterais, disseram fontes oficiais, sem dar mais detalhes.
Na agenda da visita, está o distanciamento entre os dois países por causa das acusações feitas por Ramos Horta de que certos "elementos da Indonésia" estiveram envolvidos na sua tentativa de assassinato.
O presidente timorense retratou-se das suas palavras na semana passada, depois que o Governo da Indonésia solicitou esclarecimento.
Esta visita oficial também tem certo carácter económico, pois os dois governos aproveitaram o encontro para assinar dois memorandos de entendimento no âmbito do comércio, e um sobre pequenas e médias empresas.
Gusmão deve reunir-se nos próximos dias com membros da comunidade empresarial indonésia, assim como ditar uma conferência no Conselho Indonésio de Assuntos Globais.
O primeiro-ministro timorense chegou nesta segunda-feira a Jacarta e deve permanecer na Indonésia até a próxima sexta-feira.
Fonte: Angolapress (edição 29 Abril 2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário