Dili - O Presidente do Parlamento Nacional e líder do Partido Democrático Dr. Fernando La´sama de Araújo, em nome do povo autoriza o executivo numa declaração formal ao país através da Radio e Televisao de Timor Leste (RTTL, 2/2), o uzo do Orçamento Geral do Estado do ano fiscal de 2009 na implementaçao do seu plano de desenvolvimento.
Em declaração ao Timor Post (2/2), os deputados da Fretilin ameaçam abandonar o Parlamento Nacional caso o Presidente da República venha promulgar o Orçamento Geral do Estado para o ano fiscal de 2009 aprovado na passada sexta-feira (30/1). Em propósito disso, a Ministra do Plano e das Finanças Dra. Emilia Pires alertou os deputados da Fretilin para cooperarem com a Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP) no sentido de seguir em frente, dando início ao processo de desenvolvimento nacional.
F-FDTL e PNTL
O Secretário do Estado da Defesa Julio Tomas Pinto terá dito ao Timor post (2/2) que mais de 2000 jovens timorenses oriundos dos 13 distritos de Timor Leste aderiram ao preenchimento do formulario de novo recrutamento para as forças armadas e estao a aguardar o processo de selecçao. Na mesma altura, o governo de Japao através da sua embaixada acreditada em Dili com JICA ajudaram a Policia Nacional de Timor Leste (PNTL) na formação profissional, enviando cinco oficiais daquela instituição para participar na formação em Japao.
Tribunal de Recursos
O Presidente da República Dr. José Ramos Horta que atribuiu o título "Doutor Honoris Causa em Ciencia Política" recebido na Universidade Pusan Korea ao povo timorense como um reconhecimento da luta pela independencia, falou hoje (2/2) a RTTL que não vai substituir o Presidente do Tribunal de Recursos Dr. Claudio Ximenes por outra pessoa porque a lei o não permite. Relacionado com o caso, o Deputado Aderito Hugo da Costa da bancada do Congresso Nacional de Reconstrução Timorense (CNRT) ao Timor post (2/2) sugeriu que seria melhor o Parlamento Nacional emendar o código lei da magistratura, no sentido de juízes nacionais tenham mais possibilidades para gerir o sistema judicial no país.
Fonte: RTTL TP TLMDC 2/2
Sem comentários:
Enviar um comentário